XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Vencedores da edição 2019 da Medalha Profa. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes

Maria Laura

     A Diretoria Nacional da SBEM tem o prazer de anunciar os vencedores da edição 2019 da Medalha “Profa. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes”. O prêmio objetiva reconhecer o mérito de professores e licenciandos de Pedagogia e Matemática, sócios da SBEM, pela contribuição dada à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa em Educação Matemática.

     Na Categoria 1, que compreende trabalhos de pesquisa e/ou propostas pedagógicas envolvendo a Educação Matemática em instituições públicas e particulares de Educação Superior, foram dois vencedores: Daniel de Jesus Silva, da Universidade do Estado da Bahia, com o a experiência "Ressignificação do lugar da disciplina cálculo na licenciatura para favorecer a formação do professor" e Rejane Siqueira Julio e Guilherme Henrique Gomes da Silva, da Universidade Federal de Alfenas, com o “Projeto conversas matemáticas e a pessoa idosa: uma proposta pedagógica multifacetada”.

     Já na Categoria 2, que trata de trabalhos de pesquisa e/ou propostas pedagógicas na Educação Básica, o prêmio foi para Letícia Vieira Oliveira Giordano, do Instituto Federal de São Paulo, com o trabalho "Adolescência pela adolescência".

     A Comissão Julgadora da edição de 2019 foi constituída pelos seguintes membros: Clélia Maria Ignatius Nogueira (Representando o GT13), Jonei Cerqueira Barbosa (Representando o GT7), Maria Lucia Panossian (Representando o GT2), Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (convidada), Lauro Chagas e Sá (Representando a DNE) e Reginaldo Fernando Carneiro (Representando a DNE).

     Os autores dos trabalhos selecionados receberão a Medalha Profa. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes durante o encerramento do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, em Cuiabá – MT, no dia 17 de julho de 2019. Para tanto, terão as despesas de passagem e hospedagem pagas pela SBEM. Saiba mais sobre os trabalhos premiados, no site do XIII ENEM:

     A professora Maria Laura sempre esteve preocupada com a formação de professores, que voltava-se, até então, para pesquisas em Matemática. Exilada no período da Ditadura Militar, foi para Estrasburgo, na França, onde teve contato com novas metodologias de ensino. Na volta ao Brasil, trouxe em sua bagagem a convicção de que a Educação Matemática era uma área de pesquisa importante e essencial para a melhoria da qualidade do ensino de matemática em qualquer lugar. No Rio de Janeiro, Maria Laura formou um grupo de professores e ex-alunos e deflagrou um movimento de formação de grupos de estudo e cursos de pós-graduação, visando a consolidação da Educação Matemática em território nacional. Maria Laura foi fundadora do GEPEM e do Projeto Fundão e nos deixou em junho de 2013.

Fale Conosco

Apoio


UNEMATSECEL-MTCAPESCNPQUFMTIFMT