Conhecimento especializado do professor que ensina matemática para atribuir sentido à Medida

Autores/as

  • Marcos Paulo De Oliveira marcosp_oliveira_@hotmail.com
    Unicamp
  • Arcanjo Miguel Jama António arcanjojama@gmail.com
    Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)
  • Beatriz Fernanda Litoldo beatrizfernanda_rc@hotmail.com
    Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)
  • Alessandra Rodrigues de Almeida alessandraalmeida628@gmail.com
    Ponticífica Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Miguel Ribeiro cmribas78@gmail.com
    Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP)

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.31-47

Palabras clave:

Medidas. Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Unidades de Medida. Instrumentos de medida

Resumen

O presente trabalho tem por foco o conhecimento matemático especializado revelado por um grupo de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no âmbito da Medida. A Medida é um dos temas incluídos na Base Nacional Comum Curricular, e para desenvolver o conhecimento dos alunos nesse âmbito cumpre ao professor que ensina matemática um conhecimento especializado sobre o tema envolvendo, entre outros, definição, procedimentos e instrumentos de medição. Considerando que tais conhecimentos fazem parte de um conjunto de especificidades para a prática docente, assumimos a perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) tendo como foco aqui as dimensões do conhecimento matemático do professor. As informações foram coletadas por meio de gravações em áudio e vídeo no contexto de um Workshop e analisadas sob a lente teórica do modelo MTSK. Os resultados preliminares revelam que os professores sentem necessidade das noções de comparar e de uso de instrumentos de medidas, e mostram uma necessidade de diferenciação entre conceitos de procedimento e instrumento de medidas.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 544     PDF (Português (Brasil)) downloads: 360

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Marcos Paulo; JAMA ANTÓNIO, Arcanjo Miguel; LITOLDO, Beatriz Fernanda; RODRIGUES DE ALMEIDA, Alessandra; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática para atribuir sentido à Medida. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 31–47, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.31-47. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/43. Acesso em: 18 may. 2024.