Proposta de Investigação Matemática Com GeoGebra e uma Propriedade dos Quadriláteros

Authors

  • Uender Barbosa Souza uenderbs@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Vinícius A. L. Gonçalves viniciuslouredo1806@gmail.com
  • Ana Carolina S. Adolfo carol.adolfo@hotmail.com
  • Jéssica V. da Silva jessica.vieira2607@hotmail.com

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.251-260

Keywords:

Investigação Matemática, GeoGebra, Ângulos, Polígonos, Geometria

Abstract

Com o advento das novas tecnologias, as metodologias tradicionais utilizadas em sala de aula acabaram ficando obsoletas, evidenciando a necessidade de os professores reverem seus métodos de ensino. Neste artigo, é apresentada uma proposta para análise de um problema de geometria, disponível no banco de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. A metodologia usada foi a Investigação Matemática com o GeoGebra, um software livre e de matemática dinâmica, que permite ao usuário trabalhar com elementos geométricos e algébricos. Desenvolvida em quatro etapas, a investigação se baseia em visualizar através de experimentação com o software diversos casos do mesmo problema, alterando valores e elementos, buscando conjecturar e deduzir propriedades. Formalizar as conjecturas levantadas através de cálculos matemáticos e, por último, generalizar, onde o aluno consegue encontrar um padrão universal aplicável a todas as situações delimitadas pelo problema estudado. O uso do software como metodologia de ensino tem grande potencial, pois facilita a visualização e entendimento de problemas, colaborando para o melhor desenvolvimento educacional do aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 155     PDF (Português (Brasil)) downloads: 262

How to Cite

SOUZA, Uender Barbosa; GONÇALVES, Vinícius A. L.; ADOLFO, Ana Carolina S.; SILVA, Jéssica V. da. Proposta de Investigação Matemática Com GeoGebra e uma Propriedade dos Quadriláteros. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, no. 2, p. 251–260, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.251-260. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/42. Acesso em: 18 may. 2024.